Papa: Como você esta vendo a chegada de 2.0?
Guy Fullerton: Estou muito ancioso. Eu possuo um pouco de informações sobre o novo jogo (que é claro não posso compartilhar, desculpe) e ele me parece muito dinâmico. Da mesma forma existem muitas informações que eu não tenho e com isso fica difícil de formar uma opinião e julgar apropriadamente.
Existe uma coisa em que eu acredito e posso compartilhar: Pessoalmente eu acredito que o novo manual de regras não será tão importante para o jogo como o serão as novas criaturas e os novos mapas. Todo o sucesso do jogo dependera de quão, divertido e demais sejam as novas miniatures e suas novas habilidades, especialmente se os textos de estatisticas forem bem definidos.
Papa: No inicio eu era um dos que tinha grande restrições, mas agora estou muito ancioso pela chegada definitive do novo jogo 2.0. Você acha que o anuncio da chegada do 2.0 foi feito tão cedo com o intuito de estudar a reação dos jogadores, afinal na época ainda deveriam ser lançadas duas coleções (Night Below e Deserto f Desolation)? E ambos sabemos que a reação da comunidade na época do anuncio do novo jogo não foi exatamente um “mar de rosas”.
Guy Fullerton: Não acredito que o anuncio tenha sido feito para estudar a reação dos jogadores. A Wizards of the Coast tem diversos outros meios de obter tais informações. Eu acredito que o anuncio na época foi realmente o que a Wizards planejou.
Papa: É de conhecimento popular que é centenas de vezes mais fácil manter um antigo cliente do que conquistar um novo cliente. Quando o anuncio foi feito sobre o update para 2.0 vários jogadores ao redor do mundo ficaram muito irritados com o anuncio do descarte de todas as minis antigas. Você acredita que foi a reação dos jogadores que fez com que a Wizards voltasse atrás em sua decisão idiota?
Guy Fullerton: Primeiro, eu não acho que o plano original era idiota. Existem muitos benefícios em se retirar de circulação antigos sets de coleção, independente se as pessoas acreditam nisso ou não. Pessoalmente, eu acredito que retirar os antigos sets é uma ótima idéia, e eu ainda sou completamente a favor disso, mesmo que isso signifique que milhares de dólares de minha coleção de miniaturas fique inutilizadas para skirmish.
Eu não sei o que fez a WotC mudar sua opinião sobre o plano inicial de retirar estas minis. Eu apostaria em uma combinação de fatores, possivelmente incluindo os jogadores, os retailers (que devem existir muito ainda em estoque com sets antigos), e possivelmente a vontade dos designers e desenvolvedores da WotC (que devem estar loucos para desenvolver e gastar seu tempo em novas estatisticas para as peças antigas).
Papa: Mesmo respeitanto sua opinião eu discordo totalmente dela. Eu não posso concordar que o anuncio do descarte das antigas coleções foi uma boa idéia. Um dos grandes problemas que eu vi acontecer, foi que um grande número de jogadores pararam de jogar DDminis após o anúncio. Eu fui um dos que na época fiquei, muito, muito, mas muito irritado com isso. Especialmente porque sou meio novo no jogo. Menos de dois anos. E eu investi muito dinheiro para completer minhas coleções. Eu acredito que a Wizards poderia ter feito todo esse processo sem causar esse alvoroço. E isso fez muita gente pensar. Será que a Wizards realmente pensa nos jogadores? O que você acha disso?
Guy Fullerton: Eu tenho “abslouta” certeza que esta decisão da Wizards faria alguns jogadores ficarem tristes. Toda decisão que a WotC deixa alguns jogadores chateados. Mas aparentemente é um sacrifício que a Wotc estava disposta a fazer. Eu acredito que a WotC espera que novos jogadores substituam os que estão parando, e a Quarta edição de Dungeons and Dragons, ofereceu a eles uma oportunidade única de remodelar todo o jogo de skirmish. Também, eu estou a par de que existe um grande número de jogadores que já se mostrou interessado em começar a jogar o novo jogo, especialmente porque eles não precisam colecionar as miniaturas de 11 sets de coleções antigos.
Para ser honesto, eu estou muito surpreso (mas não totalmente surpreso) pela sensibilidade dos jogadores de skirmish em relação a nova versão do jogo. Se compararmos com quem joga rpg isso não é nada, pois eles investem muito mais dinheiro em livros de rpg que se tornam sim obsoletos e totalmente inúteis diferente das miniaturas onde sempre se encontrara uso, seja em jogos de rpg ou mesmo vendendo-as para quem joga rpg.
Você também mencionou que ficou chateado por ter gasto uma grande quantidade de dinheito para completer sua coleção. Eu não quero parecer rude, mas isso é egoísmo. Se você gastou muito dinheiro nos últimos dois anos comprando coisas como a Múmia de harbinger, ou Large Monstrous Spider de Dragoneye ou o Vrock de Archiends, então você já sabia que estava esbanjando dinheiro em miniautas tão “ruins” que você provavelmente nunca teria uso para elas. Por isso no meu ponto de vista, pouco importa – falando sobre o plano inicial de descarte da wizards – a decisão da wizards, afinal você não vai jogar mesmo com essas minis e (centenas de outras minis ruins) no novo jogo.
Mas eu também sei que eu provavelmente não vou mudar sua opinião sobre a decisão original e eu também sei que isso não importa mais. Por isso vou deixar você ter a última palavra no assunto. :-)
Papa: Um grande número de jogadores por causa da DCI levam o jogo muito a sério, e jogam somente para ganhar se esquecendo de se diverter. Eu conheci muitos jogadores que ao longo do tempo perderam tantos jogos em torneios que abandonaram o hobbie. Você não acha que a Wizards poderia se esforçar em estimular mais os jogos 4fun?
Guy Fullerton: Estimular jogos e eventos casuais é o máximo. O problema é que ao fazer isso uma parcela significante dos jogadores deixa de participar. Existem muitos formatos interessantes, Constructed, Selado, Draft, Wretched, Heroes, e muitos deles suportam tanto 200 pontos como Épico. Mas a verdade é que muitos desses formatos e eventos foram cancelados na Gen Con pois na verdade existem muito poucas pessoas interessadas nesses formatos. Pessoalmente eu acho que a WotC deveria reduzir esse número de formato.
Papa: Pessoalmente eu sou muito conservador. Jogo 200 e 500 pontos. Mas a algumas semanas atras jogamos um jogo de duplas de 1000 pontos que durou 6 horas. Foi muito divertido. Talvez a Wizards não deveria fazer campeonatos para incentivar esses formatos e sim simplesmente promover encontros para as pessoas aprecia-los. Concorda?
Guy Fullerton: Já ouvir muitas pessoas (a maioria do time de Vancouver) falar que o formato de 1000 pontos é muito bom. Acredito que 1000 pontos para um formato “casual” seja uma boa idéia.
Papa: No campeonato mundial deste ano (2007), o campeão jogou com um warband que foi considerado muito incomum. O warband não representava de fato o metagame atual. O que você achou?
Guy Fullerton: O warband do Eddie era extremamente forte. Ele oferecia uma série de opções ofensivas para lidar com uma grande variedade de warbands diferentes. Era um bando tão eficiente que conseguia jogar de igual para igual contra bandos formados pelos odiados Large Shadow Dragons, Ultraforge e as várias formações de Storm Silverhand. É verdade que Eddie teve um pouco de sorte em alguns de seus jogos chaves, mas isso eu afirmo, ninguém (eu quero dizer NINGUÈM) vence um torneio ou campeonato de D&D Minis sem ter tido sorte em um de seus jogos.
Mas eu acredito que o warband de Eddie representava o metagame atual. Claro que não eram os trios de Shadow Dragons ou os quatro Black Dragons, mas ele jogou com dragões, e 5 dos 8 bandos de guerra dos Top 8 possuiam variações com dragões. (Interessante foi que tiveram 16 bandos de ultraforge no campeonato, mais do que qualquer outra variação e nenhum deles entrou para os Top
.
Papa: Qual é o estilo de jogo de Guy Fullerton?
Guy Fullerton: Prefiro jogos competitivos mas também participo de jogos 4fun. Se eu tiver que escolher entre jogar partidas entre casuais e sancionadas eu prefiro as sancionadas. Também sou fã dos formatos selados até mais do que os de constructed.
Sou muito amigavel quando estou competindo, mas ainda assim sou muito competitivo. Eu não saio de minhas metas para ajudar um oponente, e vou me aproveitar de qualquer erro que o adversario cometa. Se por acaso você cometer um erro infantil jogando contra mim em um torneio, não me peça para retornar a jogada, porque eu não deixarei. Eu também não retorno e não espero nem quero que meu oponente deixe eu refazer qualquer jogada que faço errada da mesma forma.
Em um jogo casual (4fun), eu ajudo meus oponentes. Em nossa liga local, nós frequentemente discutimos com amigos as melhores estratégias e compartilhamos as opiniões e pensamentos para que ambos tiremos proveito das partidas.
Papa: Me chamou a atenção em sua resposta essa parte: “Se por acaso você cometer um erro infantil jogando contra mim em um torneio, não me peça para retornar a jogada, porque eu não deixare”. Também costumo ajudar meus adversários em jogos, mesmo nos sancionados, principalmente quando são adversários novos no jogo. Mas confesso que tenho problemas em aceitar maus jogadores, e especialmente maus perdedores. Você não acha que poderiam ser feitas regras do tipo, se você tocou nesta peça você não pode deixar de mover com ela, ou não pode retornar uma jogada?
Guy Fullerton: Esta regra basicamente exite na filosofia de julgamentos da DCI quando se está julgando um evento oficial da DCI, embora ela de fato não esteja escrita em lugar algum. Em geral os juizes não permitem retornar jogadas. É difícil de explicar, quando uma jogada pode ser refeita, e é muito problemática lançar uma questão dessas a um juiz (ou recorrer as regras de DCI) simplesmente para que você diga “eu preciso retornar uma jogada porque cometi um erro”, isso frustra as expectativas de muitos jogadores. Com isso o único conselho que eu posso dar é esse: tenha certeza do que você vai fazer, pois se você quiser retornar uma de suas jogadas, não espere que um juiz irá autorizá-la. E nem o incomode perguntando isso, o melhor que tem a fazer é aprender com seu erro.