São conforme a descrição da habilidade de cada criatura.
Por exemplo o Beholder. Se ele acertar um raio de fear. A miniatura afetada deve imediatamente se afastar do beholder, o máximo q sua speed conseguir em uma move action e é imediate. Ou seja Beholder acertou, o cara tem q correr. É imprecindivel contar os squares de distancia entre o beholder e o alvo, para ver se ele terminou mesmo o mais afastado possivel, isso é importante pois o ALVO é OBRIGADO a ficar mais afastado e essa fuga pode provocar AOOs. Nas proximas rodadas o alvo até pode voltar a atacar o beholder, mas ganha -2 no ataque vs beholders.
Já o Kreenshar: Deixa o alvo que terminar seu turno adjacente a ele, sttagered, sem direito a nada. Ao final do próximo turno da criatura ela sai dessa condição.
O osyluth possui uma aura de medo. Nas erratas eu não vi nada ainda, talvez mais tarde qndo de fato o problema se levantar, seja definido algo mais concreto. Mas, por enquanto, eu consideraria a aura do osyluth um efeito de medo. Ela permanece ativa enquanto a criatura estiver ativa.
Resumindo, cada criatura q causar medo, vai ter a descrição de sua habilidade no texto do card.
E uma criatura imune a medo, é imune a qualquer tipo de habilidade que cause medo independente de quão diferente seja sua descrição.