Tenho visto muitos problemas na hora em que os jogadores vão fazer um ataque close de Lina X. Por isso resolvi fazer esse tutorial.
Simulei 4 situações, que procuram mostrar o que acontece durante o jogo com ataques de linha.
Os Terrenos Forest e Smoke, são os que complicam o uso dos ataques de linhas, por isso trabalhei exemplos com Forest que podem facilmente ser transportados para Smoke.
Definições:
Ataque Próximo (close attack)
Esse ataque tem como alvo um grupo de criaturas próximas, a uma área que se origina de quadrados adjacentes da criatura atacante. As definições deste ataque incluem em parênteses a área e alcance dos efeitos como por exemplo linha 3 (line 3).
Você deve fazer uma rolagem de ataque contra cada alvo dentro da área especificada.
Um ataque próximo (close attack) não causa ataque de oportunidades de criaturas adjacentes.
Linha X (line X)
Escolha um ponto de origem, como na ilustração. O PONTO FINAL é O CANTO de um QUADRADO alvo que se encontra mais AFASTADO do ponto de origem. Trace uma linha entre os dois pontos.
Faça um ataque contra cada criatura onde a linha adentre o quadrado ocupado.Se a linha tocar um canto ou correr a borda das linhas dos quadrados , não causa efeito. A linha é bloqueada por paredes, muros ou outros terrenos que cortem linha de efeito.
Agora vamos para a prática com exemplos:
1 - Aproveitamento máximo.
No exemplo acima, uma drider dispara um lightning bolt de forma a apanhar em seu ataque 2 ravenous ghouls. Para que a Drider consiga apanhar as duas criaturas ela traça uma linha que inicia em um ponto de origem adjacente a ela (identificado pelo circulo laranja) e mira no quadrado (square) mais distante. Como a Lightning posssui linha 10 (line 10), a distancia máxima seriam 10 quadrados. O ponto onde uma seta vermelha se encontra é o ponto mais distante e é nele que deve ser mirado o lightning.
A area afetada pela linha se encontra com cor ressaltada no mapa.
Como ambas as criaturas se encontram em area aberta a Drider ataca cada uma delas por vez com seu bônus de ataque normal.
2 - Ponto Final.
A situação acima mostra um detalhe interessante da nova linha. O ponto final. Quando você escolhe um quadrado para ser a outra extremidade de sua linha, a sua linha TERMINA ali. Mesmo que você tenha linha 10 e escolheu como ponto um quadrado a 6 quadrados de distancia, a sua linha não afetara os 4 quadrados restantes. Por isso em areas de campo aberto sempre escolha um quadrado mais distante e trace a linha até a miniatura que esta realizando o ataque de close é a maneira mais segura.
Infelizmente o ponto final acabou com uma segurança que o ataque de linha trazia. que era poder atacar criaturas do outro lado de floresta ou fumaça, mesmo sem ve-las. Isso acontece porque mesmo que você escolha um quadrado vazio como alvo, sua linha não vai além do ponto escolhido.
Na imagem acima temos uma situação clara. Normalmente (em 1.0) o lightning da drider conseguiria apanhar os dois ravenous ghous em sua linha de efeito. No entanto o ravenous que se encontra no canto superior esquerdo da ilustração esta atras de um quadrado (square) de floresta. A floresta naquele ponto impede a linha de visão. Mesmo que a drider escolha o quadrado anterior aquele ravenous ghoul (indicado pelo quadrado azul), a linha não avançara alem do ponto onde a SETA VERMELHA indica.
O local onde a seta vermelha se encontra seria o ponto máximo (Ponto final) da linha de visão da drider e consequentemente da linha de efeito de sua linha X (line X).
O Ravenous mais a frente, no entanto é pego na area de efeito do lightning mas por estar na floresta possui cobertura e dá uma penalidade de -2 na jogada de ataque da drider.
3 - Dentro da floresta.
Uma criatura totalmente dentro da floresta possui seu ataque close de linha muito limitado. No exemplo a única criatura que a drider poderia atacar com o lightning seria o Ravenous adjacente a ela.
4 - Ponto final e escolha de cantos.
Algumas situações tristes podem acontecer durante uma partida. Algumas vezes um jogador pode ter uma miniatura sua atacada e outras vezes pode conseguir se posicionar de forma a arruinar um ataque próximo de linha (close attack; line X).
A melhor coisa a se fazer é sempre determinar a Linha de visão (line of sight) ( identificada pela linha e seta azul).
Após ter a linha de visão se escolhe o quadrado alvo (identificado pela quadrado laranja).
E finalmente se identifica o Ponto Final. Este deve ser o canto mais afastado do quadrado alvo em relação a miniatura que vai lançar o ataque close (identificado pela seta vermelha).
No exemplo acima a linha escura mostra o caminho que o melhor ataque do Kuo Toa tomara, ainda assim ele não conseguira pegar os dois ravenous ghouls, e sim apenas o mais próximo.
Em 1.0 era possivel escolher qualquer canto, e podemos ver alguns jogadores praticando isso ingenuamente, nesse caso a escolha da Linha amarela com a seta amarela indicando um canto mais a direita era legal. Mas isso não é mais possivel, visto que é necessario escolher o canto mais AFASTADO. E com isso o único ravenous ghoul atacado pela linha do Kuo-Toa Whip é o mais próximo a ele, e este por estar atras da floresta possui cover e impõe -2 de ataque ao Kuo-Toa.